quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Educação e família

1 – EDUCAR:

a) Atendendo ao seu significado (radical latino) EDUCAR é ajudar alguém a orientar a sua vida, segundo os ditames de uma cultura, e a partir de elementos constitutivos do ser humano. O animal tem o seu instinto e por ele se guia, mas o homem herda uma natureza com algumas qualidades boas, mas outras menos boas, o que torna a EDUCAÇÃO indispensável.
b) Ninguém pode orientar correctamente a sua vida sem o esforço da educação. Aliás, a nossa educação nunca está completamente realizada. Exige não só o auxilio de agentes externos como o esforço pessoal e responsável. Alguém diz, justamente, que nós somos “filhos de nós mesmos”! É, portanto, uma tarefa de toda a nossa vida.
c) Como a educação abrange o ser humano completo, não podemos reduzi-la à mera INSTRUÇÃO. O melhor e mais abrangente TERMO para se classificar Educação é a palavra FORMAÇÃO.
d) Se é indispensável alimentar a inteligência do educando, não é menos importante formar a sua vontade, o seu carácter, o seu coração.
e) Os Educadores, nomeadamente os Pais, não estão dispensados da sua própria formação, ao longo da vida, não só a título pessoal, como a título do TESTEMUNHO, hoje cada vez mais indispensável (“Palavras leva-as o vento!”).

2 – RELAÇÕES DA FORMAÇÃO:

a) Se na formação ou educação temos de olhar para o homem TODO (corpo e alma), não podemos também esquecer o relacionamento dos educandos com o meio que os rodeia:
1.º - DEUS, de Quem vimos, com Quem vivemos e para Quem caminhamos, Esquecer esta relação é uma TRAIÇÃO gravíssima a Deus, a quem Daremos contas, como ao educando, que Deus criou para a felicidade eterna na condição da nossa colaboração, consciente e activa.
2.º - A IGREJA, a Quem apresentámos as crianças para o Baptismo, a Quem pedimos as aceitasse para a 1.ª Comunhão, Profissão de Fé ou o Crisma, também sobrenaturais oferecidos pela mesma Igreja, particularmente a Reconciliação e a Eucaristia são indispensáveis numa normal Formação.
3.º - A Paróquia, comunidade viva, onde ninguém deve ficar isolado ou desinteressado. A Família Paroquial, particularmente na Catequese de adultos, jovens e crianças, só pode ser uma realidade de promoção dos grandes valores do ser humano, se a sua presença entrar nas preocupações sérias e constantes dos educadores cristãos.
4.º - A Escola, onde os jovens passam a maior parte do seu dia, deve colaborar e sentir o interesse dos educadores, particularmente dos Pais.
Pe. Coelho

Sem comentários: