sábado, 10 de maio de 2008

Educação. Em quatro gerações muita coisa mudou

Lembro-me da minha mãe contar, que no tempo em que ela andou na escola, havia separação entre rapazes e raparigas. Os professores, no geral, eram temidos pelos alunos. Havia respeito, não ao professor, mas ao que poderia acontecer, caso o professor entende-se que o aluno tinha feito “asneiras”. Era comum, na escola, existirem réguas e/ou varas, para bater nos alunos. Contam, que alguns professores, parecia, que tinham prazer, quando aplicavam o castigo. E caso algum aluno, abandona-se a escola, ninguém o obrigava a voltar. Pura e simplesmente ia trabalhar. O diálogo entre escola, Pais e comunidade era praticamente nulo. Apenas para comunicação de notas.
Os meus avós, paternos e maternos não sabiam escrever. E no seu tempo também não havia a preocupação da educação escolar. Porque eram necessários no trabalho da terra.
Quando frequentei, o agora chamado 1º ciclo, ainda existia a régua e/ou vara, para castigar os alunos menos bem comportados. Tomei conhecimento com um destes “instrumentos”, da maneira mais dolorosa. Embora o uso dos “instrumentos” para castigar, já não fosse habitual. Já havia mais comunicação entre os Pais e a escola, Associação de Pais era coisa que ninguém, ainda, falava. E havia respeito pelos Professores.
Hoje em dia, a minha filha tem, deveres e direitos, assim como os, Pais e as escolas e a comunidade. Onde todos podem e devem contribuir para melhorar o ensino. Mas existe, algum, desrespeito pelos professores, principalmente, nos grandes centros urbanos. São realizadas reuniões, entre Pais, Director de turma, Associação de Pais e escola. Existe ainda o Conselho Escolar, onde podem e devem, fazer parte a Associação de Pais, alunos, professores, o Director da escola e representantes das comunidades locais. Onde se discute, quais são os assuntos mais importantes que a escola deve focalizar. Financeiros, de comunicação ou sobre o bem-estar dos estudantes na escola, entre outros.
Com esta resumida história da evolução no ensino, podemos observar que em 4 gerações, muita coisa mudou, para melhor. E como em tudo, nem sempre se evolui para melhor em todos os aspectos. É o caso da falta de respeito de, alguns, alunos pelos professores. A insuficiência das verbas existentes. Entre outras coisas.
Penso que os direitos e deveres existentes são suficientes, faltando limar algumas arestas. Sendo sempre necessário que, todos os que participam na educação, com alunos incluídos, cumpram esses mesmos direitos e deveres existentes.
O problema é que por defeito ou feitio, muitos dos participantes na educação pensam que só têm direitos, os deveres logo se vê. E não excluo nenhum dos participantes.
Os Pais, quase que delegam a educação dos filhos na escola. Já vi alguns, desde o infantário, que “despejam” literalmente os filhos na escola. E depois inscrevem-nos, em muitas actividades, para assim estarem ocupados todo o dia. A educação que deveria ser dada em casa, não existe. Um miúdo(a) sem os princípios básicos da educação, nunca poderá respeitar o professor. Nem conhece os seus direitos só deveres. Os Pais têm o direito de exigir da escola uma boa educação para o seu filho se, conseguirem cumprir o dever de educar e participar no percurso escolar do seu filho.
As escolas, lutam com falta de instalações, professores, auxiliares e dinheiro. Não conseguem cumprir com os seus deveres, porque não cumprem com os seus, direitos.
Ou seja se todos cumprirem os deveres, exigidos a cada interveniente, tendo os Pais uma importância fundamental neste processo, conseguimos que os direitos, de todos, sejam satisfeitos.
Nuno Pinheiro

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